O Programa capacitação 4.0
O Programa EMBRAPII Capacitação 4.0 tem por objetivo prover a capacitação em soft skills via PBL (Problem Based Learning ou Project Based Learning) a discentes em formação nos níveis de ensino médio, graduação, mestrado ou doutorado, visando a atuação dos(as) alunos(as) em pesquisa aplicada, voltada para a indústria e na área de competência da Unidade credenciada pela EMBRAPII. Além disso, fazem parte do programa EMBRAPII Capacitação 4.0 a participação em atividades em projetos de inovação tecnológica financiados pela unidade credenciada EMBRAPII-UFSCar-Materiais ou em projetos espelhos.
Como método para o desenvolvimento dos soft skills, neste programa a abordagem PBL (Problem Based Learning ou Project Based Learning) é proposta, por meio da qual os discentes resolvem, na prática (hands-on), problemas similares aos que enfrentarão nos seus futuros trabalhos de pesquisa. Assim fazendo, os projetos nos quais os(as) alunos(as) estão inseridos se constituem como ambientes práticos ideais para a formulação das práticas hands-on. É relevante registrar que a abordagem PBL é recomendada neste programa pelo seu foco em projetos – neste caso, projetos de pesquisa aplicada – sendo eles os geradores dos problemas reais a serem resolvidos pelos(as) discentes durante o desenvolvimento e/ou o aprimoramento das suas habilidades socioemocionais.
Dada a importância da capacitação em soft skills para o mercado de trabalho atual e futuro, foi estabelecida uma parceria entre EMBRAPII, MEC e SENAI a fim de prover tal oportunidade de capacitação aos Institutos Federais (IFs), Universidades Federais (UFs) e Institutos Senai de Inovação (ISI). Com isso, o programa de formação de RH para PD&I foi ampliado sob nova denominação, qual seja, Programa EMBRAPII Capacitação 4.0, passando a ter novas diretrizes para a realização das atividades, o acompanhamento, a avaliação e a certificação dos(as) discentes dele participantes.