EMBRAPII investe em inovação do setor eletroeletrônico

Fonte: Embrapii

A indústria eletroeletrônica tem forte impacto na economia, geração de renda e emprego para o país. No último ano, o faturamento atingiu R$ 173,2 bilhões, apontando crescimento nominal de 13% em relação ao realizado em 2019, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). Para que as empresas possam aprimorar o processo produtivo com tecnologias digitais e desenvolvam produtos eletroeletrônicos inovadores, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) investe recursos não reembolsáveis e coloca à disposição da indústria pesquisadores de sua rede de inovação, formada por 64 Unidades EMBRAPII.

Em seis anos, são 572 projetos que envolvem Tecnologias da Informação e Comunicação como um todo (IoT, Hardware, IA, Integração de Sistemas), atendendo a demanda de 463 empresas dos mais diversos setores industriais, atingindo o total de R$ 680,7 milhões em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Para se aproximar ainda mais de empresas do setor eletroeletrônico, a EMBRAPII mantém um acordo estratégico com a Abinee. A proposta é criar um ambiente de pesquisa e estimular o desenvolvimento, estreitando a relação entre as Unidades EMBRAPII e as associadas.

A EMBRAPII também coordena o Programa Prioritário (PPI) em IoT/Manufatura 4.0 e o Hardware BR, mecanismos que direcionam recursos de empresas beneficiadas pela Lei de Informática (Lei nº 8.248/1991) para o desenvolvimento de atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) no País. Com os recursos foram criadas as redes de inovação em Inteligência Artificial e em Transformação de Digital, que oferecessem um ecossistema de inovação compartilhado e incentivam o desenvolvimento de projetos disruptivos e a construção de consórcios para desenvolver novas rotas tecnológicas e projetos disruptivos.