Evento que abordou atração de recursos para pesquisa contou com apresentação da EMBRAPII-UFSCar

Na última sexta-feira, 23 de julho, a EMBRAPII-UFSCar-Materiais foi apresentada no âmbito do webinar "Construindo caminhos na atração de recursos estrangeiros para pesquisa, usando as melhores práticas na elaboração de orçamentos e definição de custos”, organizada pela BRAMA (Brazilian Research Administration and Management Association), Essence on Health Research, Southern African Research and Innovation Management Association (SARIMA).

Tendo como objetivo discutir o tema e divulgar o guia de boas práticas "Cinco estratégias para melhoria do cálculo de custo e elaboração do orçamento da pesquisa em países de baixa e média renda" elaborado pela Essence, que está sendo traduzido e deve estar disponível em outubro, o evento contou com um debate com Ernesto Chaves Pereira, docente do Departamento de Química (DQ), Pró-Reitor de Pesquisa da UFSCar e coordenador da EMBRAPII-UFSCar; Guilherme Oliveira, Gerente de Conhecimento Científico da Vale; e Diogo Martins, Líder em Políticas Públicas na Wellcome Trust.

Pereira apresentou as ações da Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPq) e da EMBRAPII-UFSCar. “Foi importante a apresentação sobre as práticas na UFSCar ministrada pelo professor Ernesto, sua experiência como gestor e pesquisador e excelentes exemplos relacionados a custos em projetos de alto custo. Compartilhar os conhecimentos foram essenciais não apenas para despertar ideias, mas para incentivar gestores na boa gestão de custos de pesquisa”, avaliou Juliana Juk, da BRAMA.

Participaram da webinar gestores e pesquisadores do Brasil, Moçambique, Angola, França, Portugal, México, Colômbia, Argentina, Estados Unidos e Japão.

Embrapii_evento.jpeg