Embrapii-UFSCar celebra cinco anos com destaque à formação de pessoas

Evento foi marcado por homenagens e reconhecimento de robustez dos resultados obtidos

(Texto: Antonio Rodrigues da Silva Neto).

A comemoração de cinco anos de atividades da Unidade Embrapii-UFSCar Materiais, celebrados em evento no dia 4 de dezembro, foi marcada por depoimentos destacando a maturidade e resultados robustos alcançados em pouco tempo; seu papel na formação de estudantes de graduação e pós-graduação; e a atuação que integra áreas de conhecimento diversas, aproximando o conhecimento científico das demandas do País.

O Coordenador Geral da Unidade, Ernesto Chaves Pereira, apresentou balanço desses cinco anos iniciais, em que os recursos executados são da ordem de R$ 67 milhões, com 38 projetos desenvolvidos, em andamento ou em fase de contratação. Esses indicadores, junto a depoimentos de pessoas que participaram dessa trajetória, podem ser conferidos em vídeo comemorativo produzido para o evento, publicado no canal UFSCar Oficial no YouTube

“Tornar-se uma unidade da Embrapii já é um passo importante, pois exige um processo rigoroso. Mas manter o credenciamento e apresentar resultados tão expressivos é ainda mais desafiador. A Embrapii-UFSCar nos entrega um caso sólido, construído com gestão, ousadia e governança. E, em 2026, passará do nível Prata para o Ouro, um patamar de excelência dentro da Embrapii”, anunciou Marcelo Prim, Diretor de Operações da Embrapii, que representou a Empresa no evento.

6c64f463-978b-4b53-b503-675d891d8251.jpg

(Foto: Thiago Wisley)

A Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, enfatizou o alinhamento entre a atuação da Embrapii-UFSCar e o projeto institucional da Universidade. Algumas características registradas e valorizadas pela dirigente foram a interação com o setor empresarial; o papel dessa atuação no fortalecimento da soberania brasileira; a participação de estudantes e, assim, as oportunidades de inserção curricular da extensão; a articulação multicampi e, também, entre as áreas de conhecimento.

A mesa de abertura contou também com a presença do Diretor da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UFSCar (FAI-UFSCar), Targino de Araújo Filho; da Pró-Reitora de Extensão, Kelen Christina Leite; e Luiz Fernando de Oriani e Paulillo, Diretor do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET), a partir do qual a Unidade foi criada em 2020.

Para Paulillo, o modelo de atuação da Embrapii-UFSCar se tornou um marco dentro da Universidade. “A experiência da Unidade Embrapii é robusta porque nasce integrada. Ela reúne ensino, pesquisa e extensão de forma indissociável, envolvendo estudantes, docentes, técnico-administrativos e parceiros externos. É um modelo que fortalece toda a nossa atuação acadêmica”, destacou. A Pró-Reitora de Extensão também tratou da Unidade como inspiração em seu pronunciamento, olhando para o futuro e compartilhando a expectativa de que possa ser estímulo para outros projetos, bem como que o momento de celebração signifique também impulso para um novo ciclo de desenvolvimento.

 

Homenagens

O evento incluiu também momento de homenagens. Um primeiro momento de reconhecimento foi dirigido a docentes que participaram na elaboração do projeto que resultou na criação da Unidade: Elson Longo da Silva, Professor Emérito da UFSCar; Luiz Antônio Pessan, do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa); Arlene Gonçalves Corrêa, do Departamento de Química (DQ); e Rafael Aroca, à época Diretor da Agência de Inovação (AIn) da UFSCar.

Rodrigo Bresciani Canto, que assinou o primeiro projeto da Embrapii-UFSCar Materiais, representou pesquisadoras e pesquisadores, e Ana Luiza Queiroz, egressa da UFSCar, estudantes que integram as equipes ao longo dos primeiros cinco anos.

O apoio da FAI-UFSCar também foi destacado em diferentes momentos do evento e, nas homenagens, Mariana Barboza Gonçalves, Analista de Projetos na Fundação, foi agraciada com a placa de agradecimento. Em seu pronunciamento, o Diretor da Fundação também agradeceu à equipe, além de manifestar o orgulho da FAI em apoiar não apenas a unidade da UFSCar, mas também outras duas, vinculadas ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e à Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Hamilton de Sousa, servidor hoje atuando na AIn, foi homenageado por sua atuação no momento de credenciamento e implementação da Unidade, e Renato Mariana de Sá, Gerente Técnico da Embrapii, recebeu o reconhecimento pelo suporte prestado durante toda a trajetória da unidade instalada na UFSCar. Por fim, Manoel Palma, da empresa parceira Amazon Agrosciences, fez pronunciamento e também recebeu homenagem, simbolizando o papel central das empresas parceiras nos resultados obtidos pela Embrapii.

WhatsApp Image 2025-12-11 at 15.33.25.jpeg

(Foto: Thiago Wisley)

Sobre a Unidade Embrapii-UFSCar Materiais

Credenciada em 2020, a Unidade Embrapii-UFSCar Materiais atua na execução de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em parceria com empresas, com foco em soluções tecnológicas sustentáveis e competitivas na área de Materiais. Entre seus objetivos, estão o fortalecimento do ecossistema de inovação nacional, a formação de profissionais qualificados e a promoção de parcerias estratégicas com o setor empresarial. Até o momento, a Unidade já contabiliza a colaboração de mais de 350 integrantes, entre docentes, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação.

Mais informações sobre a Embrapii-UFSCar Materiais podem ser encontradas em www.embrapii.ufscar.br e no perfil @embrapii_ufscar_materiais no Instagram